Saúde - Quinta-feira, 02 de Junho de 2022

DIA MUNDIAL SEM TABACO: MUNICÍPIO OFERECE TERAPIA PARA INTERESSADOS EM LARGAR O CIGARRO

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, data que foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. Ela é importante para alertar que a doença é a principal causa de morte evitável no mundo e se caracteriza pela dependência física da nicotina.

As mortes mais comuns oriundas do uso do tabaco são: o câncer de pulmão e garganta, graves enfermidades e outras complicações, tais como, queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amareladas, problemas respiratórios, redução da expectativa de vida, entre outros.

Segundo a secretária de Saúde, atualmente o município de Mandaguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamentos para pessoas que desejam parar de fumar. Atualmente há seis grupos com 12 pessoas em média que são assistidos pelo médico Dr. Gilson Barbalho. Os encontros ocorrem na Unidade Básica de Saúde Central (UBS).

“Os dados mostram um resultado muito positivo para Mandaguaçu. Estamos no 16º grupo de tabagismo e temos um índice de abandono acima do exigido pelo Inca, atingindo até 35% de resultados positivos nos tratamentos, afirmou a secretária de Saúde”, Francieli Daro.

As pessoas que tiverem interesse de fazer o tratamento, procurar uma UBS e fazer a inscrição.

#prefmandaguacu #mandaguaçu #tabagismo

Versão do sistema: 2.0.0 - 04/08/2022