Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 07 de Junho de 2022

Prefeito e Secretário participam do II Encontro Regional de Conselhos Municipais do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente no dia 5 de junho, o Instituto Ambiental de Maringá vem promovendo algumas atividades envolvendo o setor.

Na tarde de quinta-feira (02), aconteceu o II Encontro Regional de Conselhos Municipais do Meio Ambiente, realizada na sede da OAB em Maringá.

O evento reforçou a discussão sobre licenciamentos ambientais municipais, a formalização e a operacionalização dos conselhos Municipais de meio ambiente.

Mandaguaçu foi uma das pioneiras a pleitear a licença ambiental, da qual permite com que o município libere atividades de baixo e médio porte conforme as características da solicitação, acelerando assim o processo de atividade ambiental para determinadas empresas.

"O processo pelo Estado muitas vezes atrasa, e as empresas dependem da licença para atuar. Um exemplo disso é que antes levava em média o prazo de um ano para liberar, e com a licença municipal pode levar cerca de 60 dias dependendo da complexidade. Com essa agilidade, as empresas conseguem gerar mais empregos e renda aumentando assim a arrecadação do município", disse o secretário do Meio Ambiente Adalberto Ferracin.

"As questões ambientais são bem delicadas, cada pedido de licença que o município recebe é realizado um laudo técnico criterioso por profissionais capacitados para liberação desse projeto", disse o prefeito Professor Índio.

O evento reuniu conselheiros municipais de toda região de Maringá.