Saúde - Terça-feira, 07 de Junho de 2022

15ª Regional realiza curso de aprimoramento em Tuberculose para profissionais da saúde

Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos, são as principais medidas para o controle da doença.

Na última quinta-feira (2), foi realizado um curso de capacitação em Tuberculose na Secretaria de Saúde do município de Mandaguaçu pela 15ª Regional de Saúde em parceria com o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas e Universidade Estadual de Maringá.

Sabe-se que a Tuberculose continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.

É transmitida pelas vias aéreas em praticamente todos os casos e os sintomas mais comuns são tosse por mais de três semanas e emagrecimento. É importante citar que cada pessoa com tuberculose pulmonar em atividade infecta, em média, 10-15 pessoas a cada ano.

O público alvo são os profissionais da Atenção Primária em Saúde do município (Médicos, enfermeiros e dentistas), totalizando 13 profissionais e a capacitação tem como objetivo revisar o manejo clínico e sensibilizar esses profissionais para detecção de sintomáticos respiratórios, visto que o município de Mandaguaçu tem apresentado crescente número de casos.