Saúde - Sexta-feira, 17 de Junho de 2022

Próteses dentárias voltam a ser disponibilizadas pela Secretaria de Saúde de Mandaguaçu

Por isso foi iniciado um mutirão para confecção das próteses dentárias dos pacientes que aguardavam em fila, no dia 04 de junho.

O Município de Mandaguaçu recebe recurso mensal no valor de R$ 7.500,00 do Programa Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), do Ministério da Saúde. Metade desse valor é destinado à população local e a outra metade é disponibilizada aos municípios de Ourizona, São Jorge do Ivaí, Floraí e Presidente Castelo Branco.

Foi realizado processo licitatório para contratação de uma empresa responsável pela confecção das Próteses Móveis (Dentadura e Ponte Móvel com Armação de Metal). A vencedora foi a Empresa Instituto de Prótese e Odontologia Esperança, de Sarandi.

Os interessados podem entrar em contato com as Equipes de Saúde Bucal da UBS Central, Bela Vista e Vila Guadiana ou pelo telefone 3245-4834, para agendar a avaliação dentária. A condição para a realização das próteses é que o paciente não tenha cáries, dentes fraturados ou amolecidos. Nessas situações é preciso um tratamento odontológico prévio. Após a avaliação, os pacientes entram para uma fila e são convocados para a confecção das próteses, conforme disponibilidade de vagas.

É imprescindível a atualização do cartão SUS, que pode ser feito em qualquer UBS. Basta apresentar os documentos e o comprovante de endereço. Caso haja mudança de número de telefone, ela deve ser comunicada imediatamente, já que o contato é feito por esse meio.