Mandaguaçu, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (44) 3245-8400

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 11 de Julho de 2022

Prefeitura, Aciman e Coreman definem novas diretrizes para o lixo reciclado

Os materiais recicláveis muitas vezes acabam sendo descartados como lixo convencional e não passam pelo processamento da cooperativa de reciclagem do município.

Prefeitura, Aciman e Coreman definem novas diretrizes para o lixo reciclado

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu está firmando parceria com a Aciman (Associação Comercial Industrial de Mandaguaçu) e renovando convênio com a Coreman (Cooperativa de Recicladores de Mandaguaçu), com objetivo de melhorar o aproveitamento dos materiais recicláveis gerados pelo comércio e indústrias do município.

“O gerenciamento incorreto dos materiais recicláveis causa inúmeros problemas de ordem econômica, ambiental e social”, esclarece o secretário de Meio Ambiente Adalberto Ferracin.

O município está em processo de renovação contratual com a Coreman, das quais estão sendo estabelecidas novas metas, principalmente no aumento de produtividade e desempenho, bem como a criação de novos postos de trabalho. Atualmente a prefeitura através do departamento de Meio Ambiente, garante um repasse de verba anual próximo de R$ 400 mil, para o custeio de manutenção da coleta seletiva sendo, aluguel do barracão onde fica a Coreman, aquisição de bags, despesas técnicas e operacionais. Com o novo convenio o valor será de R$ 409 mil anual.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente constatou um porcentual de materiais recicláveis que não são destinados à cooperativa, dessa maneira existe ainda uma margem de aproveitamento desses materiais.

A participação da população é importante nesse processo de seleção, porque começa na casa das pessoas. Lixo orgânico precisa ser separado do lixo reciclado.

Estiveram reunidos, prefeito Professor Índio, secretário do Meio Ambiente Adalberto Ferracin, presidente da Aciman Wainer Albert Castelhano e Jurandir de Sá consultor técnico da Coreman.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #reciclavel #MeioAmbiente

Portal atualizado em: 08/12/2022 16:46:27