Saúde - Segunda-feira, 11 de Julho de 2022

Levantamento do 3º LIRAa 2022, registra baixo índice do mosquito da dengue em Mandaguaçu

Nesta semana foi realizado no município de Mandaguaçu o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), referente a este ano de 2022. O estudo apontou um índice geral de 0,5%, este número está abaixo do mínimo preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 1%.

Mesmo assim, não é hora de relaxar, a Prefeitura Municipal através das equipes de vigilância sanitária continuará fiscalizando e pede para a população manter os quintais limpos e livres do foco de dengue. Em caso de denúncia ligue para o telefone: 44 3245 8405.

RECOMENDAÇÕES DA VIGILÂNCIA

É dever de toda a população manter os cuidados em suas casas, quintais e comércios, sempre eliminar recipientes que possam acumular água afim de quebrar a reprodução do mosquito, mantendo sempre as calhas limpas, colocando areia nos pratinhos dos vasos de plantas, além de se manter em alerta para outros possíveis criadouros.

O trabalho do LIRAa é realizar técnica de pesquisa larvária sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #dengue