Mandaguaçu, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (44) 3245-8400

AGRICULTURA - Sexta-feira, 15 de Julho de 2022

HORTICULTURA: setor é fortalecido com o apoio da Prefeitura de Mandaguaçu

Município tem promovido ações para o desenvolvimento substancial no setor de horticultura.

O incentivo à agricultura familiar tem sido uma marca da atual gestão. Nesse sentido, a Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, tem fomentado de forma intensiva ações e investimentos no setor.

Atualmente são beneficiados 16 horticultores rurais e mais 15 no perímetro urbanos, o município por meio da Secretaria de Agricultura cede maquinário e os operadores dos veículos para auxiliar no preparo da terra para o plantio, assim como no transporte de esterco, calcário e fertilizantes, com esse apoio da gestão municipal o produtor consegue baixo custo na hora máquina, como trator e implementos. Além do apoio financeiro realizado através dos programas que permite comprar direto dos produtores do município.

O Programa Agricultura Familiar permite que a Secretaria de Educação adquiri produtos como leite, verduras, frutas, suco de laranja e pão caseiro, investindo cerca de R$ 500 mil anual para atender a demanda da merenda escolar, cujo cardápio é elaborado por uma nutricionista para os 3.460 alunos da rede municipal de ensino.

Para atender as Famílias do Serviço de Proteção e Atenção Integral as Famílias (PAIF) e famílias beneficiadas pelo auxílio alimentação municipal que são assistidas pela Secretaria de Assistência Social através do Programa Compra Direta, são adquiridos produtos como pães, frutas, verduras, farinha, feijão e polpa de frutas, com investimento mensal próximo de R$ 1.450,00.

“Nossa missão é incentivar a agricultura familiar e a produção local, com o objetivo de fortalecer, elevar a renda dos agricultores e trazer mais competitividade para o mercado, fomentando assim a economia local”, explica vice-prefeito Gilmar Cadamuro.

“O apoio atinge várias etapas da produção horticultura do nosso município, e desta forma o processo fica muito mais barato para quem planta”, disse o secretário da Agricultura Amarildo Silva.

Os produtos que mais se destacam na horticultura do município são alface, mandioca, abobrinha verde, beterraba, tomate, repolho, quiabo, rúcula, rabanete, pepino, couve, acelga, cebolinha, salsinha, berinjela e agrião, produtos que a população encontra nos mercados, na feira do produtor.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #agriculturafamiliar #apoio

Portal atualizado em: 08/12/2022 16:46:27