Mandaguaçu, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (44) 3245-8400

AGRICULTURA - Segunda-feira, 25 de Julho de 2022

Avicultura cresce em Mandaguaçu e se torna a maior arrecadação do município

A avicultura se tornou umas das principais rendas do município.

Avicultura cresce em Mandaguaçu e se torna a maior arrecadação do município

De acordo com os dados do Deral (Departamento de Economia Rural) de 2021, o setor cresceu tanto que é a maior arrecadação hoje. Em segundo lugar ficaram os grãos, tais como o milho e a soja e logo depois em terceiro lugar, a cana de açúcar.

Isso é resultado do incentivo que os avicultores recebem, independentemente do tipo de produção. É que são três, sendo que a avicultura de corte aparece com a maior produtividade se comparada a outros tipos de cultivo. Hoje Mandaguaçu tem 137 aviários distribuídos entre 41 produtores, que atualmente cuidam de aproximadamente 10 milhões e 700 mil cabeças de frango, no qual gera uma renda bruta de R$ 207.206.990,96.

Já a produção de ovos para consumo aparece em quinto lugar, de acordo com os dados do Deral. É que são apenas dois produtores que conseguem um resultado de quase 3 milhões de dúzias de ovos, gerando um valor bruto de R$ 23.274,080,00.

O terceiro tipo de produção que integra a avicultura é a produção de ovos fecundado. Trata-se de apenas um avicultor que produz 265 mil dúzias de ovos com o valor bruto de R$ 3.625.102,98.

Segundo o secretário Amarildo Silva, o trabalho conjunto da Secretaria de Obras com a Secretaria de Agricultura possibilita um melhor atendimento seguindo a prioridade de cada produtor, independente do cultivo. "Por exemplo, a avicultura tem prioridade porque a linha de produção acontece desde a chegada dos frangos, a ração e até o escoamento dessa produção, ou seja, acontece o tempo todo. Em seguida vem os grãos, milho e a soja que após a colheita também recebe suas melhorias, na sequência o incentivo é para os agricultores que dependem das hortaliças e por último as chácaras de lazer, sendo todos atendidos pelo município", explica o secretário.

O município disponibiliza máquinas e equipamentos para manutenção de estradas rurais, carreadores, terraplanagem, preparo da terra, curvas de nível, tubulação que direcionam as águas da chuva que cai dos telhados para serem armazenadas nas caixas de contenção.

Para o vice-prefeito Gilmar Cadamuro o setor da avicultura cresceu muito nos últimos anos. “Um exemplo disso é que de janeiro deste ano até junho já foram implantados 17 novos aviários no município, que começam a produzir a partir de agosto deste ano”, esclarece Cadamuro.

A evolução do setor é resultado do empenho dos produtores, dos sistemas de integração e das novas tecnologias que ajudaram a otimizar ainda mais a atividade. Além disso, colocou o Paraná como o estado que mais produz carne de frango e o Brasil entre os maiores exportadores dessa carne ao lado de países como os Estados Unidos, a China e a União Européia.

Portal atualizado em: 08/12/2022 16:46:27