Mandaguaçu, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (44) 3245-8400

AGRICULTURA - Segunda-feira, 25 de Julho de 2022

Agricultura realiza demonstração do Rolo faca para agricultores

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura adquiriu um Rolo faca através de uma emenda parlamentar federal solicitada pelo vereador Fernando Costa (Fernandão).

Na tarde de quarta-feira (20), foi realizada uma demonstração do equipamento para os agricultores da AGROMAN (Associação dos Produtores Rurais de Mandaguaçu), na propriedade do Israel Silva.

O Rolo faca tem função específica em derrubar, amassar ou picar a vegetação, restos culturas ou plantas de cobertura, facilitando o próximo plantio e formando uma camada verde sobre o solo que pode se manter durante o ciclo das culturas, interferindo o mínimo possível no solo.

Segundo o engenheiro agrônomo do IDR Paraná (Antiga Emater) José Sérgio Righetti, disse que a aquisição do equipamento é importante para os produtores. “As plantas de cobertura são matérias-primas que formam a matéria orgânica e que promove a estruturação do solo. A retenção de umidade e o aumento da porosidade, permite decomposição promovida pelos organismos e garante uma boa cobertura de solo do qual permite usar toda sua capacidade de armazenamento, favorecendo a lavoura principalmente em tempos de seca”, esclarece Righetti.

Já o presidente da Agroman Djalma Volpato agradeceu a administração municipal. “Só tenho que agradecer a prefeito Professor Índio, o vice Gilmar Cadamuro e o Amarildo secretario de Agricultura que tem atendido as reinvindicações dos produtos rurais, a aquisição do rolo faca assim como os demais é uma prova que a prefeitura nos apoia muito. Trabalhar em parceria com o município todos ganham”, agradece seu Djalma.

O vice-prefeito Gilmar em discurso reafirmou o compromisso com os produtores. “Desde o começo da gestão assumimos compromisso de trazer melhorias para a agricultura do município, temos um departamento atuante em manutenção das estradas rurais, carreadores e preparo da terra, aquisição de equipamentos que favorece o manejo e vamos trabalhar para conquistar muito mais”, disse Cadamuro.

O encontro de demonstração contou com a presença do vice-prefeito Gilmar Cadamuro, secretário de Agricultura Amarildo Silva, presidente da Aciman Wainer Albert Castelhano, agricultores do município, vereador Fernandão, engenheiros agrônomos Wendel Rodrigues, Tiago Terezan e Joao Aparecido Bioni Saes e o gerente do Sicredi Erlei Gumiero.

Portal atualizado em: 08/12/2022 16:46:27