AGRICULTURA - Quinta-feira, 28 de Julho de 2022

Agricultura cresce em Mandaguaçu graças ao incentivo aos produtores rurais em diferentes setores

Diferentes áreas de produção agrícola têm ganhado destaque na cidade graças ao incentivo realizado pelo poder público junto aos produtores rurais.

É que o município trata como prioridade a agricultura de uma forma geral dando todo o suporte necessário, tais como apoio com máquinas agrícolas para manutenção de estradas rurais, ajuste de carreador, terraplanagem, preparo da terra, curvas de nível e tubulação, ou seja, tudo que o homem do campo precisa, o município tenta suprir as necessidades para aumentar a produção, com custo baixo de hora máquina.

Essas ações geraram reflexo nas estatísticas. Por exemplo, o setor de avicultura avançou e está em primeiro lugar nos dados disponibilizados pelo Deral (Departamento de Economia Rural), se tornando uma das principais arrecadações do município.

Em segundo lugar ficaram os grãos, tais como o milho e a soja, com aproximadamente 40 mil hectares de plantio. Segundo o Deral, a produção bruta da soja só o ano passado atingiu R$ 91 milhões de reais, distribuídas entre 120 produtores em 13 mil hectares; na sequência o milho safra com 11.285 mil hectares distribuídos em 75 produtores com uma renda bruta de R$ 23 milhões reais.

O incentivo também acontece no setor de cana de açúcar, que ficou em terceiro lugar com uma arrecadação para o município de R$ 32 milhões de reais. E em quarto lugar o milho (safrinha) com 50 hectares distribuídos entre 20 produtores com uma renda bruta de R$ 388 mil reais.

A cidade conta também com a produção de Aveia Preta, que atinge hoje 100 hectares de terra, com um valor bruto de aproximadamente R$ 61 mil reais. Além disso, o café também tem sua parcela de contribuição com 20 hectares de produção gerando uma renda de R$ 42 mil reais.

“O município por meio da Secretaria de Agricultura cede o maquinário para auxiliar no preparo da terra para o plantio, assim como no transporte de fertilizantes, esterco e calcário. Além do apoio financeiro realizado através dos programas que permite comprar direto dos produtores do município”, esclarece o Prefeito Professor Índio.

“A nossa administração tem procurado atender os agricultores quando solicitam a aquisição de algum equipamento, pois sabemos que o maquinário facilita as diversas etapas durante a produção do município, e desta forma o processo fica muito mais barato para quem planta”, disse o vice-prefeito Gilmar Cadamuro.

Segundo o secretário Amarildo Silva, esclarece as prioridades de cada produtor, independente do cultivo. "Por exemplo, a avicultura tem prioridade porque a linha de produção acontece desde a chegada dos frangos, a ração e até o escoamento dessa produção, ou seja, acontece o tempo todo. Em seguida vem os grãos, milho e a soja que após a colheita também recebe suas melhorias, na sequência o incentivo é para os agricultores que dependem das hortaliças e por último as chácaras de lazer, sendo todos atendidos pelo município", explica o secretário.