Saúde - Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022

Mandaguaçu agora tem base do SAMU

Mandaguaçu inaugurou base descentralizada Norte novo do SAMU

O evento de inauguração aconteceu na última sexta-feira dia 26, às 17h00 na UBS central localizada na Rua Juventino Baraldi e contou com a participação políticos, autoridades em geral e a população.

O diretor técnico do SAMU regional Norte Novo Dr. Maurício Caetano destacou a agilidade no atendimento. “A nossa dificuldade antes era em prestar atendimento as vítimas de Mandaguaçu e o tempo de deslocamento que era influenciado por diversos fatores entre eles o trânsito, hoje com Samu aqui no munícipio esse tempo foi reduzido, ou seja, quase que imediato”, esclarece Dr. Mauricio.

O presidente do Proamusep Édilen Henrique Xavier, que também é prefeito de Dr. Camargo, agradeceu o esforço de todos. “São muitas pessoas envolvidas para esta conquista. Ter uma sede do Samu aqui em Mandaguaçu. Primeiro que vai liberar o Samu de Maringá a atender outras regiões e segundo que essa aqui vai eliminar o tempo de espera que antes demorava para chegar até o paciente e agora a resposta é quase imediata”, disse Édilen.

O prefeito também falou sobre a inauguração.

“A partir desse dia 26 de agosto de 2022 o Samu passa a atender os municípios de Mandaguaçu, Ourizona, São Jorge do Ivaí, com apoio a Presidente Castelo Branco, Iguatemi e São Domingos. Com sede aqui o tempo de espera nas chamadas de urgências e emergências pelo 192 será mínimo possível”, afirma prefeito Professor Índio.

“Há muitos anos a população espera por essa conquista e hoje é dia de comemorar. Quem precisa desse atendimento cada segundo que passa é importante e a partir de hoje esse tempo fará diferença nas urgências. Por isso que não medimos esforços para essa conquista”, disse o vice-prefeito Gilmar Cadamuro.

O prefeito de Ourizona Rodrigo Amado destacou a importância do Samu para os municípios menores. “Todo atendimento através do 192 são situações de urgências e quanto maior a distância o município está de Maringá, mais demorado estava o socorro, com essa unidade do Samu aqui em Mandaguaçu tenho certeza que a população de Ourizona terá uma atendimento com maior agilidade”, afirma Rodrigo.

A secretária de Saúde Francielli Dário destacou o empenho de todos. “Quero agradecer a Deus primeiramente, ao prefeito Professor Índio, ao vice-prefeito Gilmar Cadamuro, ProAmusep, 15ª Regional de Saúde, SESA, Conselho de Saúde de Mandaguaçu, e toda equipe da Secretaria de Saúde que não mediu esforços para que o município hoje contasse com os serviços de urgência e emergência com uma resposta quase que imediata através do SAMU”, agradece a secretária.

O presidente da Câmara de vereadores Fabricio Martelozzi lembra que essa é uma cobrança antiga dos vereadores. “Foram muitas, as cobranças para que Mandaguaçu tivesse uma sede do SAMU no município não só desta gestão, mas das anteriores. Por isso essa é uma vitória para todos nós”, disse Fabricio.

O encerramento do evento foi com a benção do Pastor Elias e o corte da faixa inaugural.

Vinte minutos após a inauguração, o SAMU Norte Novo atendeu seu primeiro chamado, um paciente masculino com AVC que precisou ser transferido de Ourizona para Maringá.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #samu #saude