Saúde - Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022

Duas farmácias estão disponíveis para atendimento à população de Mandaguaçu

Elas ficam localizadas na Rua Bernardino Bogo número 58 e na UBS Vila Guadiana.

Duas farmácias estão disponíveis para atendimento à população de Mandaguaçu

A Assistência Farmacêutica conta com duas farmácias com profissionais farmacêuticas para atender ao público. O horário de atendimento é das 8 às 17hrs. Elas ficam localizadas na Rua Bernardino Bogo número 58 e na UBS Vila Guadiana. Um dos objetivos é atender as receitas médicas de todos os postos de saúde, do Caps, do Pronto Atendimento e do CISAMUSEP.

Já a Farmácia Central (antigo calçadão), além de atender pacientes no município, atende também a estabelecimentos da região que são referência após consultas especializadas. Há um suporte também para quem consta no atendimento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para pacientes cadastrados na 15.ª Regional do Estado. Já a Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF (almoxarifado), funciona para receber, armazenar e distribuir medicamentos para todos estabelecimentos públicos de saúde municipais de Mandaguaçu.

Nas UBS Parque Ouro Verde e Bela Vista, são disponibilizados aos pacientes os medicamentos pertencentes ao grupo de medicamentos do programa Hiperdia (tratamento de hipertensão e diabetes) e, na UBS Pulinópolis, além destes medicamentos, há um dispensário com medicamentos básicos que são fornecidos por profissionais treinados aos pacientes daquele distrito, evitando que os mesmos precisem se deslocar até farmácia central.

Ademais, o Pronto Socorro municipal também conta com uma farmácia e uma profissional habilitada, sem atendimento ao público, porém, garantindo que os pacientes consultados e medicados no local recebam os medicamentos adequados, de forma segura e eficaz.

O elenco municipal de medicamentos, denominada REMUME (disponível no portal da transparência), possui 244 itens, sendo medicamentos dos programas: básicos; hiperdia; saúde mental; tabagismo; injetáveis; urgência e emergência; planejamento familiar; estratégico (hanseníase, toxoplasmose e tuberculose) e protocolo gestante.

#mandaguaçu #prefmandaguacu #farmaciamunicipal #saude