.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Outubro Rosa: entenda a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama
No mês da campanha internacional pela conscientização e prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, falar sobre a saúde da mulher é fundamental.
Quando devo fazer a mamografia?
Para mulheres que se encontram no risco habitual, a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos, uma vez por ano. Para mulheres que são consideradas como alto risco, existe o rastreamento individualizado. E quem deve definir o rastreamento deve ser o médico mastologista, em uma decisão conjunta com a paciente.
Abaixo dos 40 anos, o ideal é fazer o exame clínico, que consiste em passar por consulta com o seu mastologista ou ginecologista, para que ele identifique fatores de risco.
Sintomas do câncer de mama
Sinais que podem sugerir câncer de mama:
• nodulações na mama, nódulo palpável;
• identificação de linfo nódulos, conhecidos popularmente por “ínguas”, embaixo do braço;
• alterações na pele da mama;
• saída de secreção na papila, “descarga papilar”.
Tratamentos
Percebendo os sinais, a mulher deve procurar o médico. Felizmente, na maioria das vezes, a presença desses sinais não quer dizer que a paciente está com câncer de mama e para cada diagnóstico existe um tratamento diferenciado.
Autoexame
O autoexame é fundamental e deve ser realizado todos os meses. A conscientização que o Outubro Rosa traz é muito importante para a prevenção da doença, que é tratável e tem cura nos casos iniciais.
Assessoria de Comunicação
.
.
.
.