Saúde - Segunda-feira, 17 de Outubro de 2022

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa: entenda a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

No mês da campanha internacional pela conscientização e prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, falar sobre a saúde da mulher é fundamental.

Quando devo fazer a mamografia?

Para mulheres que se encontram no risco habitual, a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos, uma vez por ano. Para mulheres que são consideradas como alto risco, existe o rastreamento individualizado. E quem deve definir o rastreamento deve ser o médico mastologista, em uma decisão conjunta com a paciente.

Abaixo dos 40 anos, o ideal é fazer o exame clínico, que consiste em passar por consulta com o seu mastologista ou ginecologista, para que ele identifique fatores de risco.

Sintomas do câncer de mama

Sinais que podem sugerir câncer de mama:

• nodulações na mama, nódulo palpável;

• identificação de linfo nódulos, conhecidos popularmente por “ínguas”, embaixo do braço;

• alterações na pele da mama;

• saída de secreção na papila, “descarga papilar”.

Tratamentos

Percebendo os sinais, a mulher deve procurar o médico. Felizmente, na maioria das vezes, a presença desses sinais não quer dizer que a paciente está com câncer de mama e para cada diagnóstico existe um tratamento diferenciado.

Autoexame

O autoexame é fundamental e deve ser realizado todos os meses. A conscientização que o Outubro Rosa traz é muito importante para a prevenção da doença, que é tratável e tem cura nos casos iniciais.

#prefmandaguacu #mandaguaçu #outubrorosa2022