Mandaguaçu, quinta-feira, 26 de janeiro de 2023 Telefone (44) 3245-8400

Saúde - Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022

NOVEMBRO AZUL

No último sábado (26), aconteceu na UBS da Vila Guadiana uma ação de conscientização sobre o Novembro Azul.

O mês de novembro faz um alerta para a doença do câncer de próstata. Trata-se de uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Os sintomas começam a surgir quando o câncer está avançado podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas.

Além das orientações, foi ofertado corte de cabelo para os homens que participaram.

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico. As ações de orientação são importantes”, disse o vice-prefeito Gilmar Cadamuro que esteve no evento.

Os vereadores Fernando Costa e Raul Coelho também participaram.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

#prefmandaguacu #mandaguaçu #novembroazul

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/01/2023