.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Administração - Sexta-feira, 05 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

NOTA OFICIAL

O município de Mandaguaçu foi vítima de um crime cibernético.


NOTA OFICIAL

No dia 30/03/2023 o município de Mandaguaçu foi vítima de um crime cibernético. Na ocasião Hackers acessaram a conta que o município movimenta junto a CEF, através de uma ferramenta (VANPIX) instalada pelo próprio banco em caráter de teste, e realizaram três transferências para contas bancárias do estado de São Paulo, totalizando um valor de R$ 300.000,00 reais.

Quando o município foi notificado sobre essas transferências, imediatamente foi registrado um boletim de ocorrência de crime cibernético junto a polícia civil. A Caixa Econômica Federal também foi notificada para a devolução dos valores subtraídos, pois o município entende ser uma falha do sistema bancário por se tratar de ferramenta teste e não utilizada até o ocorrido pelo setor financeiro, além de ter sido feita fora do horário comercial (6h). Ainda como medida de segurança até que houvesse uma resposta oficial da instituição bancária, foi solicitado a retirada dos valores em contas não vinculadas e aplicadas junto ao Banco do Brasil. Infelizmente esse ataque ocorreu de forma escalonada e pelo menos 10 municípios do Paraná tiveram suas contas invadidas, demonstrando mais uma vez a fragilidade do sistema bancário. A administração tratava de forma interna o ocorrido auxiliando nas investigações, porém após uma reunião na tarde do dia 03/05/2023 com a gerência e a superintendência da Caixa Econômica Federal, houve um vazamento da informação tratada na reunião, vazamento esse que será apurado pela administração, pois ainda está aguardando os desdobramentos e a resposta da Caixa Econômica. Nem mesmo a Câmara de Vereadores que é parceira da administração pública havia sido comunicada afim de preservar o sigilo necessário, porém lamentamos que tenha ocorrido esses vazamentos com a clara finalidade de prejudicar a administração e repudiamos veementemente a tentativa de alguns por má fé de vincular um crime de tal gravidade à administração, prova disso é o número de municípios alvo do mesmo ato criminoso, inclusive o próprio TCE-PR teve seu banco de dados Hackeado em meados de 2022, mostrando que todos estão suscetíveis a isso. A administração está tomando todas as medidas cabíveis e tem total confiança nos órgãos de investigação para a resolução desse problema.

Assessoria de Comunicação

#prefmandaguaçu #mandaguaçu

450 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.