SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, TRABALHO E TURISMO - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023

PARTICIPAÇÃO

Autoridades de Mandaguaçu participam do 1º Hackatur

PARTICIPAÇÃO

Nesta segunda-feira (31), a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, participou do 1º Hackatur dos Gestores de Turismo da Amusep, aproximadamente 31 cidades da área de abrangência da Região Turística “Encantos dos Ipês”. O evento aconteceu no Parque da Pedreira em Mandaguari.

O encontro foi conduzido pela equipe de professores do Curso de Turismo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão. Pela manhã, foi abordado sobre o papel do gestor, dos conselhos e planos municipais. Foram apresentado dois casos de sucesso registrados nas cidades de Iretama e Campo Mourão. Os municípios desenvolveram estratégias para estimularem a atividade turística, colocando em prática e alcançaram resultados significativos. A maioria das ações foram baseadas na estrutura existente e na capacidade criativa dos gestores e empresários.

No período da tarde foi dedicado para os participantes colocarem a mão na massa. Os gestores tiveram a missão de pensar e desenhar projetos que tornem o Parque da Pedreira um atrativo turístico permanente e autossustentável. A proposta foi medir o conhecimento dos secretários e identificar os pontos fortes e fracos da atuação deles.

Com os dados da atividade, os professores vão elaborar e sugerir um treinamento para capacitar, instrumentalizar e habilitar os responsáveis pela condução das políticas públicas voltadas para o turismo na Região Encantos dos Ipês. A ideia é que a experiência sirva de modelo e possa ser aplicada em todo o Paraná.

A realização do 1º Hackatur foi idealizada pelos representantes da Câmara Técnica do Turismo da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em Maringá; da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense (Adetur Encantos dos Ipês). Os organizadores procuraram a coordenação do Curso de Turismo, da Unespar, que aceitou o desafio. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Mandaguari.

#prefmandaguaçu #mandaguacu #secretariadeturismo