.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

NOTA DE ESCLARECIMENTO

POLUENTES RIO ANDIRÁ


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em atenção aos fatos que aconteceram nas últimas semanas sobre a infestação de borrachudos registrados nos municípios vizinhos de Ourizona e São Jorge do Ivaí, a Prefeitura Municipal de Mandaguaçu vem por meio desta, informar que está sensível ao problema enfrentado pelas cidades da região.

Neste sentido, e em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMMAM, o município promoveu a contratação de laboratório credenciado para realização de análises laboratoriais de águas e efluentes a fim de constatar lançamentos de resíduos líquidos no Ribeirão Andirá, em dissonância com os parâmetros de lançamentos estabelecidos pela licença ambiental das empresas.

Somente através de comprovação laboratorial é que o município poderá autuar, embargar e suspender licenças e alvarás de funcionamento de quaisquer empreendimentos, sem cometer injustiças e agir de forma arbitrária. A previsão para obtenção dos resultados laboratoriais é de 15 dias aproximadamente, pois, serão realizadas coletas a montante e a jusante do ponto de lançamentos da empresa apontada como a principal degradadora.

A Administração Municipal está realizando ainda levantamentos e estudos em toda a bacia hidrográfica do Rio Andirá, para verificar todos os possíveis atores envolvidos na degradação do corpo hídrico, pois, para a solução da problemática enfrentada, a tomada de decisões deve ser assertiva e não somente paliativa.

Frisamos que os empreendimentos que exercem atividade naquela bacia hidrográfica são licenciados pelo órgão ambiental estadual e atendem todos os requisitos para a obtenção de licença ambiental e sua operacionalização.

O poder executivo de Mandaguaçu trabalha sempre respaldado de forma técnica e juridicamente, dentro de suas prerrogativas, portanto, a presunção nunca pode ser a motivação de uma administração sensata e que tem compromisso com a seus habitantes, seja da comunidade local ou de fora dela.

A Administração Municipal tem informado o Ministério Público de todos os fatos e as providências que estão em andamento.

Assessoria de Comunicação

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #NOTAdeESCLARECIMENTO

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

182 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.