Educação - Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023

CÍVICO MILITAR

COMUNIDADE ESCOLAR APROVA A IMPLANTAÇÃO DE COLÉGIO CÍVICO MILITAR EM MANDAGUAÇU

Foram 458 votos a favor e 142 contra. A consulta pública foi realizada entre os dias 28 e 29 de novembro e o pleito contou com a participação ativa de pais, professores, educadores e estudantes maiores de 16 anos, no qual garantiu a participação democrática na decisão.

Com a aprovação, a implantação do cívico militar será no Colégio Estadual Professor José Francisco Perioto a partir de 2024.

A Administração municipal foi imparcial nessa questão, como forma de respeitar a decisão dos pais, professores e alunos.

Com resultado positivo, o Deputado Estadual Soldado Adriano José visitou na tarde desta quinta feira 30, o município e foi recebido pelo prefeito Professor Índio e demais autoridades na sala de reuniões.

O deputado esclareceu sobre a implantação do cívico militar e agradeceu a administração pelo apoio. “Quero agradecer a administração municipal pelo apoio durante a consulta pública e deixar claro que com o resultado positivo quem ganha são os pais e a sociedade”, esclarece o deputado Soldado Adriano José.

Em todo o Paraná, as votações favoráveis a esse modelo superaram a marca de 50%. Trata-se de um modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na rotina escolar. Além disso, a escola cívico militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos.