.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 14 de Julho de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura realiza vacinação antirrábica nesta terça, 15, em dois locais

Imunização será feita em cães e gatos das 13 às 17 horas nos Ginásios Barbosão (Conjunto Hiro Vieira) e Zuzão (Vila Guadiana)


Prefeitura realiza vacinação antirrábica nesta terça, 15, em dois locais

A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria do Meio Ambiente,  realiza nesta terça, 15,  ação voltada ao cuidado e prevenção em saúde animal. Por meio do convênio com o programa estadual Castrapet, será feita a vacinação antirrábica gratuita. A ação acontece das 13 às 17 horas em dois locais: nos Ginásios Barbosão (Conjunto Hiro Vieira) e Zuzão (Vila Guadiana).

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) é desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). No ciclo de imunização iniciado neste mês, previsão é proteger 75 mil pets (cães e gatos) em 318 municípios, com investimento previsto de R$ 19,9 milhões. 

Médica veterinária e chefe do Núcleo de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal (NEA) do IAT, Girlene Jacob explica que a vacinação antirrábica foi incorporada ao projeto no ano passado, como contrapartida dos municípios que recebem o programa. Ação que permitiu ampliar o alcance do CastraPet Paraná como programa de Estado.

Inserido no Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), estabelecido pelo Governo do Paraná para apoiar o desenvolvimento dos municípios paranaenses, o programa teve início em 2020 e atendeu 104.378 pets desde então. Com o avanço para a 5ª etapa, ainda neste semestre, o projeto terá alcançado todas as 399 cidades paranaenses, cobrindo 100% do território.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, e transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura.

Entre os sintomas no homem estão mal-estar geral, febre, anorexia, cefaleia, náuseas e dor de garganta, entre outros. Por isso, em caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível. Quanto ao ferimento, deve-se lavar com água e sabão e aplicar produto antisséptico. 

12 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.