.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Fazenda - Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Audiência pública discute PPA 2026-2029 na próxima segunda, 11

O Plano Plurianual, que será tema da audiência, define diretrizes, objetivos estratégicos da gestão e prioridades de investimentos


Audiência pública discute PPA 2026-2029 na próxima segunda, 11

A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Fazenda, realiza na próxima segunda, 11, às 15 horas, na Câmara de Vereadores, audiência pública sobre o Plano Plurianual  (PPA) relativo ao quadriênio 2026-2029. O município já disponibilizou ao  cidadão recurso para permitir apontamentos de prioridades de investimentos no orçamento, o que poderia ser feito por link posicionado no site oficial prefeitura. O processo já foi encerrado. 

O PPA é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos da gestão e investimentos, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação, para um período de quatro anos, vigorando a partir do segundo ano do governo eleito. Portanto, é um instrumento de planejamento para a elaboração de programas das diversas áreas de atuação da gestão.

Na prática, o plano determina a realização de obras e serviços que contribuem para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. “Ao disponibilizar recurso para que o cidadão se manifeste sobre áreas de investimentos que julga prioritárias, democratizamos o debate sobre a construção do plano, permitindo às pessoas opinarem sobre o que julgam relevante”, afirma o secretário de Fazenda, José Augusto Araújo.

O PPA foi instituído pela Constituição de 1988, que também criou o modelo do atual sistema orçamentário. No entanto, o primeiro PPA foi adotado no governo Fernando Henrique Cardoso (1996/1999). A vigência do plano começa no segundo ano do mandato e acaba no primeiro ano do mandato subsequente. O objetivo é evitar que o planejamento feito em um governo seja desmantelado pelo seguinte.

13 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.