.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
expansão populacional de Mandaguaçu, que cresceu quase 60% em 12 anos, impôs desafios ao gestor público na oferta de infraestrutura urbana e serviço
A retrospectiva dos 73 anos de Mandaguaçu revela uma cidade que se redesenhou ao longo das décadas em seus mais diversos aspectos urbanos, alongando seu perfil geográfico em função do contínuo crescimento. A diversificação econômica, expressa no vigor do comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócio, sustenta a condição de cidade promissora, com surpreendente projeção de expansão populacional até 2035.
Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) projeta crescimento populacional de quase 126% nos próximos 10 anos, saltando dos atuais 36 mil habitantes para mais de 81 mil. A perspectiva é avalizada pelo aumento da população registrado entre 2010 e 2012, intervalo que marca a realização do último censo feito pelo IBGE. No período, a cidade saltou de cerca de 20 mil habitantes para quase 32 mil.
“Crescimento urbano rima com desenvolvimento, na mesma medida em que impõe desafios ao gestor público no sentido de amparar essa expansão com investimentos em infraestrutura e serviços, como asfalto, educação, saúde, segurança, lazer, esporte e tantas outras demandas. Quando olhamos esses números, precisamos olhar para o futuro imediato e planejar para que a cidade cresça de forma sustentável”, avalia o prefeito Beto Dentista.
Inserida entre os municípios que formam a Região Metropolitana de Maringá, Mandaguaçu reforça o planejamento para projetar o futuro e enfrenta os problemas criados pela expansão populacional sem a contrapartida do adequado controle para preservar a qualidade de vida. Reorganizar o ambiente urbano e ao mesmo tempo atender demandas relativas ao contínuo crescimento é missão exigente em planejamento.
Ampliação da rede coletora de esgoto e contínuas melhorias no sistema de abastecimento de água são demandar importantes da área de saneamento. A concessionária responsável pelo serviço já se comprometeu em apressar os investimentos necessários para resolver os problemas no curto prazo. Picos no fornecimento de energia também é problema recorrente em fase de solução pela Copel.
Cidade com inequívoca vocação para reafirmar-se como referência de desenvolvimento regional, condição avalizada pela contínua expansão demográfica, Mandaguaçu chega aos 73 anos revigorada pela compreensão de seus problemas e a busca por solução. “O cidadão tem pressa e correr com os investimentos necessários na construção de uma cidade melhor é missão que cumprimos todos os dias”, afirma o prefeito Beto Dentista.
.
.
.
.