.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade geram imagens compartilhadas com as polícias Civil e Militar, criando uma ‘muralha digital’
A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana Transporte e Segurança, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), concluiu a instalação de 34 câmeras de monitoramento posicionadas em pontos estratégicos da cidade. O recurso para implantação do sistema, no valor de R$ 162 mil, foi viabilizado por emenda impositiva do ex-vereador Fernando Costa, o Fernandão.
A apresentação oficial do sistema será feita nesta quarta, 10, às 9 horas, na Câmara de Vereadores e, entre tantos outros resultados positivos já contabilizados pelo sistema, um merece destaque: a identificação do criminoso que vandalizou estruturas natalinas e, graças ao sistema de videomonitoramento. No total, 8 estruturas foram danificadas na madrugada de segunda, 8, gerando um prejuízo de R$ 8 mil.
As polícias Civil e Militar já utilizam as imagens do monitoramento desde agosto, quando o sistema foi apresentado aos órgãos de segurança. As imagens são compartilhadas em tempo real, via aplicativo. “Trata-se de um recurso muito importante para auxiliar os órgãos de segurança na estratégia de prevenção e combate à criminalidade”, afirma secretário de Segurança, Rogelho Fernandes.
O sistema de videomonitoramento identifica e analisa a placa de todos os veículos que entram e saem da cidade, convertendo-se em recurso bastante útil no caso de alguma ação criminosa com o uso de veículo. As imagens geradas por essas câmeras são exibidas em monitores instalados em sala da Secretaria de Segurança, no Paço Municipal, mas também podem ser acessadas via celular, integrando as Polícias Civil e Militar.
“O monitoramento cria o que chamamos de muralha digital, ou seja, uma extensa cobertura por imagens dos pontos mais sensíveis da cidade, e o compartilhamento de dados reforça nossa estratégia de segurança”, afirma o secretário de Segurança. O sistema pode ser integrado às câmeras da rede privada de segurança e, num segundo momento, reforçado com a instalação de equipamentos de identificação via imagens faciais.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Mandaguaçu (Conseg), Fernando Vandresen, reconheço que a segurança pública padece com a falta de efetivos e, nesse contexto, investimentos em tecnologia, como videomonitoramento, potencializa a capacidade de prevenir e reprimir a criminalidade. “É uma forma de compensar a defasagem no número de efetivos das forças de segurança e garantir um recurso eficiente de prevenção”, afirma Vandresen.
O sistema, já em funcionamento, será apresentado oficialmente no próximo dia 10 como parte da estratégia de segurança que une gestão municipal, forças de segurança e Conseg para potencializar as ações de prevenção e repressão à criminalidade. “Trabalho conjunto iniciado e vamos avançar no refinamento dos protocolos e investimentos para criar uma cidade cada vez mais segura, afirma o prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista
.
.
.
.