.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Lixo e entulhos servem de esconderijo para o bicho, que pode se esconder em roupas e sapatos; picadas em crianças e idosos podem ser muito graves
A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações de controle e prevenção dos acidentes com animais peçonhentos, principalmente escorpiões. Limpeza de quintais, descarte corre de lixo e entulhos, vedação de ralos e outras medidas simples são fundamentais para evitar acidentes que, quando envolvem crianças ou idosos, podem ser muito graves.
Os riscos de contato com escorpiões estão associados ao calor, porque os escorpiões diminuem seu metabolismo nos meses mais frios, ficando menos ativos. Eles também buscam locais secos para se abrigar durante o clima chuvoso. Muitas vezes, esses abrigos estão no interior de residências. Sintoma imediato da picada do escorpião é dor intensa, associada e sensação de formigamento no local.
O animal habita em meio a lixo acumulado, roupas e até sapatos. É importante tomar cuidado ao vestir as roupas e calçar os sapatos, assim como remover entulhos, manter o quintal limpo e guardar brinquedos em caixas vedadas. Em caso de picada, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente à unidade de saúde. A orientação é levar o animal ou uma fotografia dele para agilizar o diagnóstico.
O escorpião que mais causa acidentes graves e fatais no Paraná é o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião-amarelo, cuja picada pode provocar reações severas, principalmente em crianças, idosos e pessoas com histórico de alergias, e até levar à morte. Essa espécie passou a ser identificada em áreas urbanas do Paraná na década de 80. Em 2025, foram registradas cerca de 7 mil picadas em todo estado.
CUIDADOS
- Manter a casa, quintal e terrenos limpos,
- Evite acúmulo de entulhos e restos de construção
- Tampar ralos, caixas de gordura, frestas nas paredes e rodapés
- Afastar camas, sofás e berços das paredes
- Evitar que roupas de cama, cortinas e mosquiteiros encostem no chão
- Examinar roupas, calçados, toalhas e lençóis antes de usá-los
- Utilizar luvas e calçados em atividades de jardinagem
- Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros.
- Não usar inseticidas domésticos, pois não são eficazes contra escorpiões
.
.
.
.