.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Idioma

SEGURANÇA E MOBILIDADE - Quinta-feira, 28 de Maio de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Acidente simulado encerra programação do Maio Amarelo

No mês dedicado à conscientização para redução de acidentes, Mandaguaçu enfatizou a importância da condução segura de patinete elétrico


Acidente simulado encerra programação do Maio Amarelo

A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, organizou na tarde desta quinta, 28, um acidente simulado no centro da cidade para marcar o encerramento da programação do Maio Amarelo. O mês é dedicado à conscientização para redução de acidentes de trânsito. A programação, realizada ao longo do mês com diversas atividades, contou com a participação da Secretaria de Educação, Polícia Militar e Detran. 

O tema nacional da campanha deste ano é ‘No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas’.  “A campanha de 2026 chega em um momento em que o Brasil enfrenta um cenário crítico no trânsito, especialmente pela alta vulnerabilidade dos motociclistas, que hoje representam uma parcela crescente dos deslocamentos urbanos e das vítimas de sinistros”, define o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), organizador da campanha nacional.

Em Mandaguaçu, a campanha enfatizou a condução de patinetes elétricos. Ainda que resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleça regras, ainda é preocupante a forma como o veículo é conduzido por adolescentes e até mesmo por crianças, quase sempre sem uso de capacete e cuidados com normas mínimas de segurança. Acidentes são frequentes com riscos cada vez maio de gravidade em função exatamente da falta de itens de segurança.

“O tema é preocupante não apenas em Mandaguaçu como em todo país, pois o patinete está incorporado ao cotidiano das pessoas, em especial de adolescentes, e precisamos conscientizar sobre os riscos da condução sem o cuidado necessário com as regras de segurança e mais ainda com equipamentos preventivos, como capacete”, disse o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Rogelho Fernandes, no início da campanha.

O acidente simulou exatamente o choque entre moto e patinete elétrico, que resultou em dois feridos, o que exigiu a intervenção de um grande aparato de segurança e resgate. Veículos da Polícia Militar, do Samu e do Corpo de Bombeiro participaram da dinâmica, reproduzindo a realidade de um acidente real. “Parece de verdade”, disse o aposentado Malaquias de Jesus, que assistia à mobilização com grande atenção. 

O prefeito Beto Dentista participou do evento e destacou a importância da insistência na conscientização para reduzir acidentes de trânsito. “A realidade de um acidente é muito mais trágica, mas assistimos aqui uma simulação realizada como muita competência pelas equipes envolvidas, tanto da prefeitura quanto do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Detran”, disse o prefeito A vereadora Luci Amorim também esteve presente ao evento. 

29 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.