Para facilitar a comunicação da população com os departamentos da Prefeitura Municipal de Mandaguaçu é que a administração pública implantou um sistema digital inteligente há 380 dias e agora está podendo visualizar os benefícios durante esse período. Além de permitir maior agilidade de contato entre os setores, também facilita a emissão de documentos, ofícios, entre outras melhorias. Reflexo da evolução tecnológica e do programa de Transformação Digital pelo qual o município vem passando nos últimos dois anos.
De acordo com João Renato Antoniazzi, diretor do setor de Planejamento Urbano e Inovação, com a informatização diminuiu o trâmite de papel físico na prefeitura. A comunicação entre os departamentos internos e os departamentos e a população tornou-se 100% digital, assim, nenhum papel entra ou sai da prefeitura sem antes passar pelo sistema e ser digitalizado. “O sistema não permite exclusão de documentos, o que dá mais transparência e inibe qualquer tipo de fraude, apenas a retificação é permitida em caso de erro”, orienta Antoniazzi.
A Transformação Digital significa um avanço de Mandaguaçu no cenário tecnológico. Além de propiciar um melhor desempenho na oferta de serviços básicos à população, também contribui com os cofres públicos do município e com o meio ambiente. “Desde que o sistema entrou em vigor, já foram anexados 86.200 documentos através dele, se cada documento tiver a soma de duas páginas: são 172.500 páginas que deixaram de ser impressas, contribuindo para a redução de gastos e a preservação da natureza com a economia de papel, tinta para imprimir, gastos com a manutenção da impressora. Se considerarmos que cada cópia tenha o valor de R$0,25, o município deixou de gastar R$43 mil nesse período, gasto que fica abaixo do investimento anual com o sistema. Sem mencionar o aumento da produtividade, saber em tempo real onde está o processo, além de dar transparência a todo o processo”, explica Antoniazzi.
A partir da informatização de todo o sistema de atendimento da prefeitura, é possível visualizar as principais buscas da população e atuar de acordo com as demandas. Até o momento já foram realizados 12.200 memorandos (processos internos), 5600 protocolos (solicitações externas da população), 2600 atendimentos na Ouvidoria. Sendo que os assuntos que mais geraram protocolos externos estavam associados à construção civil. Veja mais nos gráficos abaixo:
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