A coleta de lixo é uma atividade imprescindível que, realizada de forma correta, garante a manutenção de um dos viés do saneamento básico. No entanto, os profissionais que atuam diretamente com a coleta dos resíduos, sejam orgânicos ou recicláveis, ficam expostos a riscos físicos, químicos e fisiológicos.
Para orientar e reforçar a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), aconteceu na manhã de ontem (29) uma capacitação e demais orientações aos profissionais da coleta de lixo.
O encontro contou com a participação de diversas secretarias, como Saúde, Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Transporte. A ação faz parte das medidas preventivas do Comitê de Operação Emergencial (COE).
A população pode contribuir com o serviço de coleta do município. Para evitar que os profissionais tenham contato com máscaras e luvas que já foram utilizadas, basta colocar os materiais dentro de um saco plástico, amarrar e só depois fazer o descarte com os demais lixos. Assim é possível realizar a coleta com ainda mais segurança.
Mandaguaçu