Saúde em Mandaguaçu ganha novo formato em 2020

Saúde - Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020


Saúde em Mandaguaçu ganha novo formato em 2020

Desde que o hospital São Lourenço de Mandaguaçu encerrou o convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), no último dia de dezembro de 2019, é que o Departamento de Saúde se mobilizou para ampliar o horário de funcionamento de uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Logo, a UBS Central passou a oferecer atendimento 24 horas para também atender as demandas de urgência e emergência da população.

O horário de atendimento de cada UBS ocorre, de segunda a sexta-feira, da seguinte forma: Bela Vista, Pulinópolis e Parque Ouro Verde atendem das 7h até 17h. Já a unidade da Vila Guadiana possui expediente das 7h até 19h. O Posto de Saúde Central oferece atendimento em atenção básica das 7h até 22h, e das 22h até 7h fica como referências para os casos de urgência e emergência durante os dias úteis. Aos finais de semana e feriados o atendimento é 24 horas apenas na UBS Central.

De acordo com a Secretária de Saúde de Mandaguaçu, Cristiane Amaral, o hospital São Lourenço mantinha dois convênios: um com o município e outro com o Estado. Para o município o convênio era destinado para o atendimento de plantão, para casos de urgências e emergências, das 22h até 7h, feriados e finais de semana: 24 horas. Com o cancelamento do convênio, as mesmas atividades foram transferidas e estão sendo realizadas no mesmo horário na UBS Central. As suturas e outros pequenos procedimentos se destacam na rotina dos plantões. Já o convênio com o Estado era respectivo à Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que diz respeito aos procedimentos de internação tanto clínico quanto cirúrgico. “Mandaguaçu possuía 83 AIH no hospital São Lourenço, com o fechamento é que essas autorizações foram transferidas para outros municípios, como Astorga (Hospital Cristo Rei), Colorado (Santa Clara) e Sarandi (Hospital Metropolitano)”, explica a Secretária.

As mudanças repentinas na Saúde local acabaram despertando receio e curiosidade em parte da população que utiliza o SUS no município. Porém, a partir do novo cenário é que Mandaguaçu acabou conquistando a ampliação no atendimento cirúrgico de especialidades. “Antes não dispúnhamos desse tipo de serviço, era realizado apenas cirurgia geral no hospital São Lourenço. E nesses novos hospitais agora é possível realizar cirurgias com especialistas, como cirurgia pediátrica, ortopédica, vascular, uma conquista para a nossa população”, comemora a Secretária de Saúde.

No entanto, a UBS Central tem sofrido com super lotação devido o uso inadequado dos serviços oferecidos após os respectivos horários de fechamento das demais Unidades Básicas. Isso tem acontecido porque uma parcela da população está utilizando o novo horário de funcionamento para realizar consultas de rotina, alegando ser urgência/emergência um quadro que poderia ser atendido na devida UBS de pertencimento, dentro do horário de expediente. “Há casos que podem esperar porque são típicos do atendimento básico de saúde, e outros que não podem porque oferecem risco à vida e a população precisa ter consciência disso”, ressalta a aposentada Neuza de Oliveira, 63 anos, usuária da UBS da Vila Guadiana.

Para facilitar a identificação da população em relação a devida UBS de pertencimento é que a prefeitura elaborou um mapa colorido com a disposição dos bairros em relação a cada posto de saúde. Logo, se o morador que buscar atendimento na UBS Central, logo após o fechamento da UBS de referência, não for classificado como caso de urgência ou emergência durante a triagem, o mesmo será encaminhado para acolhimento na devida Unidade Básica de Saúde.

Prefeitura Municipal


Mandaguaçu