Em uma reunião realizada ontem a tarde, (9), o prefeito Professor Índio, juntamente com o vice-prefeito Gilmar Cadamuro e os vereadores, se encontraram no Aterro Sanitário de Mandaguaçu para verificar o estado crítico em que o mesmo se encontra. A reunião realizada com urgência teve como prioridade decidir o que precisa ser feito para solucionar o principal problema do Aterro Sanitário, o confinamento de resíduos sólidos e a correta operacionalização do Aterro Municipal.
Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Elton Mendes, o aterro está operando de forma ilegal e precisa ser regularizado. “Precisamos resolver a atual situação, pois o solo e o lençol freático podem estar contaminados. Vamos encontrar medidas para solucionar de imediato este problema e buscar opções para terceirizar o destino final dos resíduos sólidos”, afirma Elton. O Aterro Sanitário também passará por uma pesquisa, a fim de descobrir se o solo já está comprometido pela poluição.
O prefeito Professor Índio e o vice-prefeito Gilmar Cadamuro convocaram os vereadores para que juntos pudessem decidir o futuro do Aterro Sanitário e, após algumas horas de reunião, entraram no consenso de abrir mais uma vala regularizada ambientalmente e aterrar os resíduos que estão sendo postos fora do local apropriado. A medida tomada será para conter a situação atual, mas a nova administração já está analisando soluções para destinar o lixo para um local terceirizado e dentro dos padrões ambientais.
Mandaguaçu