Um balanço dos atendimentos realizados pelo Procon de Mandaguaçu nos últimos 12 meses revelou que as empresas de telefonia lideraram em queixas da população. Entre os 330 protocolos registrados, a maioria se referia às operadoras de telefonia. Já em outros quesitos se destacaram vendas online, bancos e empréstimos não contratados.
De acordo com o coordenador do Procon de Mandaguaçu, Lucas de Moura, a resolutividade dos procedimentos administrativos deste órgão é cerca de 85% da demanda, os outros 15% exigem medidas judiciais junto ao Juizado Especial Cível desta cidade”, explica o coordenador.
Entre as atividades praticadas pelo Procon, o mesmo também realiza atendimentos preventivos e orientativos, dos quais não ocorre abertura de protocolo. Além do acolhimento de reclamações contra empresas que oferecem produtos ou serviços.
Para Moura, os consumidores estão mais cientes dos próprios direitos e isso vem aumentando, consideravelmente, o número de atendimentos realizados nos Órgãos de Proteção ao Consumidor em todo país. “Isso faz com que as empresas fornecedoras tenham mais consciência e adquiram uma relação de respeito com o consumidor. É importante ressaltar que o próprio Código de Defesa do Consumidor prevê prazos e oportunidade para a fornecedora sanar o problema consumerista, seja por um vício de qualidade do produto ou por má prestação de serviço. Portanto, a intervenção do Procon se justifica quando a fornecedora nega o atendimento para solução do problema, não por outra razão”, finaliza o coordenador do Procon de Mandaguaçu.
Procon é a sigla de Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, é um órgão público que visa proteger os direitos dos consumidores, garantindo que o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90) seja cumprida e respeitada. O órgão público atua na execução de procedimento, reclamações, denúncias e recomendações, concernentes às relações de consumo, além de atuar com a conscientização e a motivação do consumidor sobre as relações consumeristas, visando o consumo consciente de bens e serviços.
Procon: 44 3245 1990
Rua Nicola Estefano, 219 Mandaguaçu
Horários de atendimento: 11 às 18hs de segunda à sexta feira.
#prefmandaguaçu #mandaguaçu #defesadoconsumidor
Mandaguaçu