“A pandemia castigou duramente a empregabilidade em todo o Brasil e no mundo”, afirma o Gerente da Agência do Trabalhador de Mandaguaçu, Aucenir Gouveia. Porém a vida segue em frente exigindo de nós, o nosso melhor. Mesmo com tantos obstáculos no mundo do trabalho, a Agência do Trabalhador de Mandaguaçu apresenta dados positivos para nossa cidade. É que o CAGED registrou durante todo o período da pandemia um saldo mínimo positivo entre admissão e demissão no município. Isto sinaliza que nossa região não teve um impacto tão negativo com a economia local. No ano de 2022 as coisas melhoraram e a Agência do Trabalhador registrou os seguintes resultados em sua produção de serviços: no período de janeiro de 2022 a dezembro de 2022, a meta de intermediação de mão de obra foi superada em 227,50%, registrando 510 trabalhadores inscritos para 1.145 vagas abertas, dos quais 1.478 foram encaminhados e 603 foram colocados no mercado de trabalho com carteira registrada.
A Agência também trabalha com Habilitação de Seguro Desemprego atendendo os trabalhadores de Mandaguaçu e região, onde neste período foram registrados 944 requerentes e habilitados 913, tendo como beneficiários 837 trabalhadores gerando um pagamento total de benefícios na ordem R$6.700.765,00 (seis milhões, setecentos mil, setecentos e sessenta e cinco reais) que certamente abasteceu a economia local e região. Ainda foi ampliada a janela de produção do setor de Identidade que contabilizou aproximadamente 1.525 emissões de identidades e 1.750 atendimentos em geral, neste mesmo período.
No decorrer no ano de 2023, com um cenário um pouquinho diferente, haja vista o pós pandemia e mudança de governo na esfera federal, a Agência apresentou o seguinte resultado no período de janeiro a setembro de 2023: Com fontes do Observatório do Trabalho da SETR. De Janeiro a Setembro, Mandaguaçu teve 334 colocados, onde o setor com maior destaque foi a indústria, com 249 colocados. O CBO que mais teve destaque nesse período foi o de Alimentador de Linha de Produção, com 143 colocados, enquanto o segundo maior teve 32 colocados, o CBO de Tratorista Agrícola. Aqui imprimimos um destaque para as empresas PAVIMAN, CONTERSOLO, FROTA, COROAVES, GRUPO GTFOODS e USINA DE AÇÚCAR SANTA TEREZINHA, que são parceiras que lideram o ranking de empregabilidade no município. Em relação ao seguro desemprego, pela agência foram 500 requerentes de Mandaguaçu, com 490 segurados e 475 beneficiários. No geral, município e região, no mesmo período, foram 1.051 requerentes que somaram um valor aproximado de 7 milhôes de reais de benefícios pagos. O posto de identidade registrou 1.479 atendimentos com emissão de carteiras de identidade (1ª e 2ª Vias) entre janeiro e setembro de 2023.
De acordo com o Gerente da Agência do Trabalhador, Mandaguaçu vem obtendo um resultado satisfatório na empregabilidade, mas ressalta que os resultados poderiam ser melhores, haja vista que apenas aproximadamente 60% da classe empresarial local publica vagas de emprego na Agência, embora todo serviço prestado à população pela unidade é gratuito, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores em geral. A justificativa para tal dificuldade está associada a cultura do comércio local. Segundo Gouveia “a comunidade é pequena e geralmente os empresários contratam funcionários por indicação interna ou preferem que a seleção (contratação) seja feita na própria empresa.” Vale ressaltar também, segundo o Gerente, que grande parte dos trabalhadores não mantém seus cadastros atualizados, principalmente o número de telefone, essencial numa eventual convocação de entrevista para vaga de emprego de seu perfil.
Gouveia ressalta ainda que o mercado de trabalho encontra muitas dificuldades de preencher postos com perfil específico em grande parte de vagas de empregos ofertados por falta de qualificação e escolaridade. O Gerente disse que a SETR – Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, através de convênio com o Instituto Êxito de Empreendedorismo oferece centenas de cursos de capacitação gratuitos, disponíveis no link https://exito.app.toolzz.com.br/SETR. Além deste, existe também a Escola do Trabalhador do Governo Federal no link http://www.escoladotrabalhador.gov.br/ que oferece a todo brasileiro e brasileira uma plataforma web com mais de 30 cursos de qualificação online gratuitos com emissão de certificados que pode ser acessado por celular e possui um APP para baixar. Uma boa dica para quem quer enriquecer seu currículo profissional e se atualizar.
E uma boa dica para os Rhs das empresas e gestores de nosso município é o SIPRO. SIPRO, é um projeto que prevê o mapeamento das necessidades de qualificação junto às empresas instaladas no estado Paranaense, clique e confiram https://www.trabalho.pr.gov.br/Pagina/SIPRO.
Assessoria de Comunicação
Mandaguaçu