A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta segunda-feira, 18 de novembro, o programa de castração de cães e gatos, conforme as leis - Lei Municipal de Esterilização é 1.995/2017, Lei federal de Licitação14.133/2021 estabelecido pela Lei Municipal nº 14.133, de 1º de abril de 2021.
Nos últimos meses, foi realizado o cadastro com cerca de 1000 animais para a castração com recurso próprio do município, e a partir de agora, o processo será realizado todas as segundas e quintas-feiras para entrega dos animais e retorno todas as terças e sextas-feiras no Parque Lagoa Dourada às 8h30 da manhã.
A castração será feita semanalmente e está programada para continuar pelos próximos 12 meses. Hoje, o município atendeu cerca de 17 animais, mas a expectativa é de realizar a castração de 30 a 40 animais de estimação por semana. Os tutores serão comunicados com antecedência, por telefone, sobre o dia e horário agendado para levar seus animais, além de receberem orientações para castração e sobre cuidados de pré e pós-operatório.
Além da castração, cada animal recebe um microchip para controle municipal, com o objetivo de monitorar e controlar a população de cães e gatos na cidade nos próximos 5 anos. Essa iniciativa visa não apenas o controle populacional, mas também a promoção do bem-estar animal.
Assessoria de Comunicação
#prefmandaguaçu #mandaguacu #meioambiente #castração #controleanimal
Mandaguaçu