De acordo com a mais recente projeção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), a cidade de Mandaguaçu, localizada na região noroeste do Paraná, deverá experimentar um crescimento populacional significativo nos próximos 10 anos. A população local deve aumentar em 125,93%, passando de 35.948 para 81.219 habitantes até 2035.
Segundo o IPARDES, nos próximos 25 anos, cerca de 153 municípios paranaenses apresentarão taxas positivas de crescimento populacional.
As cidades que mais se destacarão em termos de aumento populacional nos próximos anos incluem Floresta, com um impressionante crescimento de 179,29% (passando de 12.173 para 33.998 habitantes), Mandaguaçu (125,93%), Vitorino (91,98%), Sabáudia (78,65%) e Pontal do Paraná (76,70%). Outras cidades como Sarandi, Fazenda Rio Grande e Francisco Alves também terão aumentos expressivos em suas populações.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Paraná deve crescer até 2044, alcançando 12,46 milhões de habitantes. A partir de 2045, no entanto, a população começará a diminuir, chegando a 12,40 milhões em 2050. No cenário nacional, a inflexão ocorrerá três anos antes, em 2042, quando a população brasileira começará a reduzir gradativamente, totalizando 215,2 milhões de habitantes.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressaltou a importância dessas projeções para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas. "Esses dados são fundamentais para refletirmos sobre as políticas públicas e os investimentos necessários, proporcionando uma visão clara de como será o Paraná nos próximos anos, especialmente no que se refere ao envelhecimento da população. Em 2050, cerca de 30% dos paranaenses terão mais de 60 anos, enquanto o número de crianças e jovens diminuirá", destacou.
Elias Ricardo, superintendente do IBGE no Paraná, destacou que a projeção do IPARDES segue uma tendência global e ressaltou a relevância de projeções detalhadas para cada município. "Essas projeções são essenciais para entender as dinâmicas locais e orientar o planejamento das políticas públicas. Utilizar esses dados para ações mais focadas nas cidades é fundamental para aprimorar nossa metodologia e a efetividade das políticas públicas", concluiu.
Para o prefeito Professor Índio esse índice comprova que Mandaguaçu é uma cidade boa para se viver. “Ninguém escolhe onde nasce, mas escolhe onde morar. Estou feliz, por que significa que a gestão pública nos últimos anos tem prestado serviços de qualidade para a população, e com isso tem atraído muitas famílias a viverem aqui no município”, disse prefeito.
“A preferência por morar em Mandaguaçu, ainda foi maior do que muitas cidades que também estão próximas de Maringá, só temos que agradecer e dar boas-vindas as famílias que escolhem nossa cidade para criar seus filhos e envelhecer aqui”, esclarece vice-prefeito Gilmar Cadamuro.
Assessoria de Comunicação
#prefmandaguaçu #mandaguaçu #IPARDES
Mandaguaçu