Prefeito cobra da Copel solução para picos de energia e ‘apagões’ no município
Eventuais inconstâncias no fornecimento de energia causam transtornos e prejuízos
Os contantes picos de energia e eventuais ‘apagões’ na cidade justificaram reunião do prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista, com membros da equipe diretiva da Copel, em Maringá. O prefeito e o chefe de Gabinete, Adauto Almir Braz, foram recepcionados pela Agente de Poder Público, Olga Couto, e pela gerente da Base de Serviços de Maringá, Josanne Correia.
O prefeito pontuou os problemas, que têm sido recorrentes, não só em momentos de ventos fortes e chuvas, como também em situações de normalidade climática. “Temos recebido muitos relatos de quedas no fornecimento de energia, não apenas de unidades domésticas, mas também de empresas urbanas e rurais, como aviários”, relatou o prefeito.
Beto Dentista reforço que a situação não causa apenas transtornos, mas também prejuízos, ao interromper processos produtivos, no caso de empresas, e de climatização, quando a falta de energia paraliza sistemas de ventilação de aviários. “Isso sem contar que picos de energia pode danificar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos”, acrescentou.
Os representantes da empresas atribuíram algumas situações específicas ao contato da rede de transmissão com folhagens, o que provoca desligamento automático e religação em até 3 minutos. A situação pode ocorrer na linha de transmissão ou na rede local. Outros problemas podem estar associados ao alimentador primário, ou seja, na origem da distribuição.
A empresa destacou que Mandaguaçu ocupa posição estratégica, no ‘coração do Noroeste’, sendo servida por usina de distribuição de Maringá e Nova Esperança. “Portanto, temos margem para movimentar o sistema, de forma a dar suporte à necessidades do município”, disse Josanne Correia. Segundo ela, o sistema trabalha com sobra de energia para a demanda da cidade.
A Copel se comprometeu em detalhar melhor o problema, a começar pela vistoria do trajeto percorrido pela linha de transmissão entre as duas cidade, executando as podas necessárias para evitar contato da fiação com folhagens ou galhos. Também vai organizar com o municípo ações de podas no ambiente urbano como medida para evitar os picos de energia.
Mandaguaçu