MEIs devem ficar atentos para golpes, alerta Sala do Empreendedor
Sala do Empreendedor - Terça-feira, 01 de Abril de 2025

Golpes via Internet são cada vez mais frequentes e estar atento às fraudes é importante para não ser vítima dos mais diversos tipos de fraudes, como alerta a Prefeitura de Mandaguaçu por meio da Sala do Empreendedor da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEIs).
Entre tantas situações, os MEIs costumam receber boleto por e-mail ou Correios de supostos representantes do Simples Nacional solicitando pagamento de guia mensal do DAS. Mas trata-se de documento falso, já que o documento não é enviado por meio postal, WhatsApp, SMS ou e-mail, como reforça a Receita Federal.
Ainda que os boletos falsos liderem a lista de fraudes mais comuns, tem outros recursos até mais sofisticados utilizados pelos golpistas, o que inclui sites de abertura de MEI. Sítios como esse propõe serviços e cobrança de taxas, quando os procedimentos são gratuitos dentro do Portal do Empreendedor, ao qual o MEI tem acesso.
Importante reforçar que Receita Federal ão envia mensagens por e-mail, WhatsApp ou SMS para cobrar pendências ou regularização do MEI. Para verificar qualquer situação do seu MEI, acesse exclusivamente o Portal do Empreendedor: https://www.gov.br/mei. A Declaração Anual do MEI deve ser realizada até o dia 31 de maio de 2025 diretamente pelos canais oficiais.
Dicas para não cair em golpes!
Não pague nenhum boleto recebido por e-mail sem antes verificar a veracidade da cobrança.
- Não clique em links de e-mails ou mensagens WhatsApp de remetentes que você não conhece; E se for de conhecido, confirme com ele!
- Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
- Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações;
- Acesse canais de informações oficiais