A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Educação, quer ver na escola quem ainda não sabe ler e nem escrever. A iniciativa está inserida no programa do governo federal Brasil Alfabetizado e busca por pessoas acima de 15 anos que por diferentes razões não tiveram a oportunidade de se escolarizar. A iniciativa se insere também na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA).
São 12 horas semanais de aula, à noite, por um período de 1 ano. Todo o material de estudo é gratuito. “Nosso esforço de trazer para a sala de aula pessoa que não sabe ler nem escrever precisa conta com apoio de todos. Talvez voce saiba de alguém nessa situação e posso indicar a ela o caminho do aprendizado”, afirma a secretaria de Educação, Sandra Aparecida Francisco.
A erradicação do alfabetismo está inserido no Plano Nacional de Educação de 2014, que ao longo dos anos recebeu diversas atualizações e reformulações, preservando os objetivos iniciais de alfabetização de crianças, jovens e adultos. Entre os desafios do enfrentamento do problema está a erradicação do analfabetismo absoluto (aquela pessoa que não sabe escrever nem ler).
SAIBA MAIS
Se você conhece alguma pessoa que não sabe ler e nem escrever, encaminhe para a Secretaria Municipal de Educação (rua Bernardino Bogo, 100 – Galeria Itália). Informações pelo fone 3245-5580)
Mandaguaçu