Na manhã desta sexta, 4, a Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou a soltura de cerca de 3,5 mil alevinos de diversas espécies no lago do Parque Lagoa Dourada. A iniciativa busca assegurar a qualidade de água e o equilíbrio do ecossistema. “A introdução de alevinos também buscar repovoar o lago e, futuramente, permitir a pesca no local”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Preto Bezerra.
Alevinos de espécies como carpa cabeçuda, lambari, tilápia e jundiá reforçam cardumes do lago, contribuindo para manter o ecossistema equilibrando, considerando que esses peixes se alimentam de pequenos insetos e de vegetação. Os peixes também serão alimentados com ração, disponibilizada diariamente em ponto específico do lago criar rotina entre os cardumes. Importante lembrar que os peixes ainda são alevinhos, ou seja, filhotinhos.
O processo seguiu protocolos e foi acompanhado pelo biólogo da prefeitura, Luiz Eduardo Grossi, para garantir a correta sobrevida dos alevinos, o que exigiu aclimatação das espécies antes da efetiva soltura dos peixes no lago. A acomodados em sacos plásticos, os alevino ficaram período de tempo sobre a água do lago equilibrando a temperatura. Na sequência, o cuidado se estendeu no sentido de soltá-los sem pressa, para que se adaptassem ao novo ambiente.
O desenvolvimento dos alevinos deve ocorrer nos próximos 6 meses, guardando prazos diferentes para evolução de cada espécie. “Entendemos que esse tempo seja suficiente para que os peixes adquiram tamanho desejado para a captura. Vamos acompanhar esse processo, proporcionando a alimentação adequada e outros cuidados para que as espécies se desenvolvam, para então, em momento oportuno, permitir a pesca no lado”, afirma Preto Bezerra.
Além da soltura de peixes no lago, a gestão municipal projeta intervenção mais ampla no parque, com extenso projeto de revitalização para, de fato, tornar o ‘Lagoão’ um cartão postal da cidade. Iniciativas nesse sentido já estão em fase de planejamento e avançam para se consolidar como intervenção destinada a valorizar o parque como referência de convivência social, diversão, prática de exercícios e, principalmente, de preservação do meio ambiente.
Mandaguaçu