O prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista, a secretária de Saúde, Natália Dillio Ferin, e chefe de Gabinete, Adauto Almir Braz, participaram do lançamento do programa do governo federal ‘Agora tem Especialistas’. O evento, realizado em Maringá na manhã desta quinta, 17, reuniu gestores da saúde e prefeitos de 115 municípios.
O programa foca nas seguintes áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. O objetivo é oferecer consultas, exames e cirurgias especializadas e reduzir o tempo de espera por esses procedimentos. A ação faz parte das políticas dos Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
O pacote, batizado de “Agora Tem Especialistas”, prevê a contratação de clínicas particulares, ampliação dos turnos nos hospitais públicos, carretas com atendimento móvel e transporte de pacientes até os serviços. A promessa é de até 4,6 milhões de consultas, 9,4 milhões de exames por ano e ampliação em 30% da capacidade da rede de saúde municipal e estadual.
Entre as ações desenvolvidas estão a ampliação de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde (carretas), a aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde. Segundo o governo, essas medidas contribuem para garantir mais agilidade, eficiência e equidade no acesso à saúde especializada.
“Estamos inseridos nesse programa o autoridades ligadas à saúde reafirmaram compromisso com o município, por meio de ações coordenadas e organizadas para garantir apoio às demandas mais imediatas. Seguimos reiterando que saúde é uma das áreas prioritárias de nossa gestão”, afirma o prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista.
Mandaguaçu