A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realiza nesta sexta, 25, às 9 horas, consulta pública sobre a utilização dos recursos previstos na Lei 14.399, que instituiu a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A reunião será realizada no Anfiteatro Maria Cecília Ramirez, no Centro Cultural Domingos Lançoni – rua Bernardino Bogo, 175.
A escuta pública é parte fundamental do processo de planejamento dos investimentos culturais e acontece após a aprovação do Plano de Ação do município junto ao Ministério da Cultura. A participação da comunidade artística é essencial para que os recursos sejam aplicados de forma democrática e alinhada às reais necessidades do setor cultural local.
A PNAB foi criada em 2022 com orçamento de R$ 15 bilhões, para serem usados em projetos culturais até 2028. A política estabelece uma série de diretrizes e ações que podem ser desenvolvidas, todas elas vinculadas às atividades culturais. Vai desde construção, reforma e restauro de equipamentos culturais, até o fomento direto à atuação dos agentes culturais.
A lei foi nomeada Aldir Blanc, morto em 2020 vítima da Covid-19, em homenagem ao um grande escritor e compositor, considerado um dos expoente da Música Popular Brasileira (MPB). Em parceria com João Bosco criaram canções memoráveis, como, "O Bêbado e a Equilibrista", "O Mestre-sala dos Mares", "Bala com Bala", "Kid Cavaquinho" e "Corsário".
Mandaguaçu