A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, finaliza tratativas com a UEM para implantar no município um inovador projeto de educação em robótica. A parceria avançou nessa segunda, 15, em reunião da secretária de Educação, Sandra Francisco, com o professor Breno Ferraz de Oliveira, coordenador do Projeto trUEM, que integra robótica e Inteligência Artificial.
O objetivo da iniciativa é proporcionar aos estudantes contato com novas tecnologias, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio de práticas educativas modernas e alinhadas ao futuro. “Acreditamos que essa cooperação com a UEM será fundamental para enriquecer as experiências de aprendizagem”, afirma a secretária.
“O projeto trUEM é uma iniciativa de Extensão da UEM, iniciado em setembro de 2019 e que busca trazer o conhecimento e desafios da Robótica e Inteligência Artificial (IA) por meio de experiências de aprendizado acessíveis e inclusivas”, explica o professor Breno Ferraz. trUEM é a junção das palavras true com UEM. Em robótica a palavra true é muito usada para indicar se a sentença é verdadeira.
Sandra Francisco acredita que parcerias inovadoras, especialmente na área de tecnologia, com recorte específico em Inteligência Artificial, fortalece o protagonismo dos alunos e prepara crianças e jovens para os desafios da era digital. “Seguimos firmes no compromisso de oferecer uma educação pública de qualidade, conectada às transformações do mundo contemporâneo”, acrescenta a secretária de Educação.
Mandaguaçu