Campanha de multivacinação quer ampliar margem de prevenção

Saúde - Sexta-feira, 03 de Outubro de 2025


  Campanha de multivacinação quer ampliar margem de prevenção

Campanha Nacional de Multivacinação voltada para o público de até 15 anos de idade começa na segunda, 6, e prossegue até 31 de outubro, com Dia D de mobilização marcado para o dia 18 de outubro. Nesta data, um sábado, os postos de saúde ficarão abertos para proteger todas as famílias. Mandaguaçu está inserida na campanha com oferta de vacinas em todas as UBSs.

Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19, contemplando os esquemas vacinais de crianças e adolescentes. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPVfebre amarela e sarampo.

Durante a campanha, será reforçada a vacinação contra o sarampo, diante da escalada de casos na América do Norte, que concentra 99% dos casos no continente, que somam 7 mil. Toda a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra a doença no país, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil.

Além disso, haverá resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos. O Brasil avançou na vacinação contra o HPV, atingindo 82% de cobertura em  em 2024 considerando meninas de 9 a 14 anos - é quase sete vezes maior que a média global de 12% divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A vacina, que protege contra diversos tipos de câncer — como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço — além de verrugas genitais, apresentou avanço expressivo: entre meninas, a cobertura passou de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024; já entre os meninos, saltou de 45,46% para 67,26%, representando crescimento de 22% em apenas dois anos. (Com informações do Ministério da Saúde

Prefeitura Municipal


Mandaguaçu