Mandaguaçu segue cumprindo metas com programa de castração

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025


Mandaguaçu segue cumprindo metas com programa de castração

A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue com o Programa Municipal de Castração e nesta segunda, 20, encaminhou mais 9 cães e 11 gatos  para realização do procedimento. Os recursos para os procedimentos são oriundos de emendas impositivas propostas ao orçamento pela vereadora Karina Grossi e pelos ex-vereadores Carminho e João do Alto, hoje vice-prefeito do município. 

A castração é importante no controle da população de animais,  na prevenção de doenças graves como câncer e infecções, na redução de comportamentos indesejados, como marcação de território, agressividade e fugas. O procedimento também torna os pets mas tranquilos e caseiros, especialmente os gatos. A castração também protege os humanos, ao reduzir riscos de transmissão de algumas doenças. 

Sempre é bom lembrar que os animais têm direitos e merecem ser tratados com amor, respeito e cuidado. Nesse contexto, maltratar animais é crime punido com prisão, que pode ser de 2 a 5 anos. Por maus-tratos entende-se abandono, agressão e ferimentos, deixar de dar alimentos ou água, manter animais presos e sujos ou deixar de dar-lhe abrigos. Todos esses comportamentos precisam ser evitados ou denunciados quando ocorrerem. 

SERVIÇO

A castração é realizada mediante prévio cadastro no site da prefeitura, no endereço https://mandaguacu.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=6.  O cadastro também pode ser feito pelo telefone 44 3245-8404 (Whatsapp). Denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo telefone 3245-8400

Prefeitura Municipal


Mandaguaçu