Encontro discute segurança alimentar no ambiente educacional
EDUCAÇÃO E CULTURA - Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

Encontro discute segurança alimentar no ambiente educacional
Evento organizado pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec enfatizou a importância da nutrição para os estudantes e o cuidado com a sustentabilidade
A Prefeitura de Mandaguaçu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta quarta, 12, o 1º Encontro de Formação Continuada em Segurança Alimentar e Nutricional no Ambiente Educacional. O evento é organizado pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec no contexto do Núcleo de Cooperação Socioambiental. O prefeito Beto Dentista participou da abertura do evento, realizado na Câmara de Vereadores.
O prefeito destacou a importância do evento e sublinhou o cuidado da gestão municipal com a merenda escolar, sujeita a inspeção rotineira de todos os processos, do recebimento à estocagem e uso. “Diversos protocolos de cuidados são aplicados para manter não apenas a qualidade, mas também as propriedades nutricionais dos produtos, o que é controlado por nutricionistas”, disse Beto Dentista
A fiscalização é reforçada com a presença de vereadores, membros do Conselho de Educação e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o que assegura transparência e máximo rigor na qualidade de todos os produtos usados no preparo da merenda escolar. “Não há margem para nenhum relaxamento nesse controle”, reforçou a secretária de Educação e Cultura, Sandra Aparecida Francisco.
Treinamento de merendeiras, professores e equipe pedagógica acrescenta mais cuidado a todos os processos para garantir aos alunos da rede municipal de ensino refeições de qualidade e nutricionalmente equilibradas. “Temos uma imensa preocupação não apenas com a qualidade de ensino e o ambiente escolar, mas também com os alimentos que servimos para nossos alunos”, acrescenta a secretária de Educação.
Criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental fazem parte de uma iniciativa alinhada às estratégias do Governo do Brasil voltadas ao meio ambiente e à transformação social. O objetivo dos núcleos é mobilizar coletivamente as instituições parceiras para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável nas comunidades.
A nutricionista Michella Ebling, especialista em alimentação coletiva, facilitou a interlocução entre participantes e enfatizou a importância da segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar de forma sustentável. O programa do encontro focou em seletividade alimentar e obesidade. Evento de encerramento, que consolidará os aprendizados e experiências do percurso formativo será realizado em junho de 2026, em Foz do Iguaçu.
