DÍVIDA FUNDADA
Em cumprimento à legislação de finanças públicas e aos princípios da publicidade e da transparência da gestão fiscal, o Município de Mandaguaçu disponibiliza à sociedade as informações atualizadas referentes à sua Dívida Fundada (ou Dívida Consolidada).
O que é a Dívida Fundada?
A Dívida Fundada corresponde ao conjunto das obrigações financeiras de longo prazo, cuja amortização supera o exercício financeiro em que foram contratadas.
Nos termos do art. 29, III, da Lei nº 4.320/1964:
“Dívida Fundada ou Consolidada: compromissos assumidos com prazo superior a doze meses.”
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) determina que a divulgação da dívida pública integra os instrumentos de transparência fiscal, incluindo o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).
Observância à Legislação de Transparência
Em conformidade com o art. 48 da LRF, o Município assegura mecanismos eletrônicos de acesso público que permitem a consulta à situação da dívida, garantindo controle social e acompanhamento pelos órgãos de fiscalização.
A divulgação dessas informações não viola a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma vez que trata de dados de natureza pública vinculados a contratos, operações de crédito e obrigações institucionais, sem envolver dados pessoais sensíveis.
➤ Relação Atualizada da Dívida Fundada
A seguir, apresenta-se a relação atualizada das operações que compõem a Dívida Fundada Municipal.
•Extrato FomentoPar – Agosto/2025: clique aqui.
•Controle da Dívida Fundada: clique aqui.
•Movimento da Dívida Fundada: clique aqui.