.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

‘Agosto Dourado’ valoriza a importância do aleitamento materno

O leite que a mãe produz é o alimento que tem todos os nutrientes específicos para cada necessidade do filho


‘Agosto Dourado’ valoriza a importância do aleitamento materno

Agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. O mês é conhecido como Agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno. O leite que a mãe produz é o alimento que tem todos os nutrientes específicos para cada necessidade do filho, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos.

Inspirado no conceito da “Hora Dourada”, que representa a primeira hora de vida do recém-nascido junto à mãe, o Agosto Dourado simboliza o mês de conscientização sobre a importância da amamentação. O contato imediato após o parto, pele a pele, estimula o vínculo entre mãe e bebê, favorece a liberação da ocitocina — hormônio fundamental para a descida do leite —, e aumenta as chances de sucesso na amamentação.

O leite materno evita doenças, porque contém imunoglobulina A, proteína que age na proteção das mucosas do sistema respiratório do bebê, evitando a progressão de infecções, além de reduzir a exposição e a absorção intestinal de alergênicos responsáveis pelas doenças respiratórias. A amamentação prolongada acima de seis meses, pode trazer ainda mais benefícios. As mães também se beneficia, reduzindo riscos inclusive de câncer de mama.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida reduz em até 63% as internações hospitalares por doenças respiratórias, como pneumonia, bronquiolite e gripes. Nos primeiros dias do pós-parto, a mãe produz o leite in natura, chamado de colostro, rico em imunoglobulina e protege o bebê contra inúmeras doenças, ao longo de toda a vida. Nos quadros respiratórios, isso tem papel fundamental.

28 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.