O intenso trabalho desenvolvido por servidores da Secretaria de Serviços Públicos no cuidado e manutenção da cidade tem se apresentado no recolhimento de entulhos, em poda, remoção e plantio de árvores, limpeza de ruas, praças e avenidas e tantas outras ações que reforçam preocupação com a organização urbana. Mas trabalho específico tem causado preocupação: a desobstrução de bueiros.
Servidores têm encontrado todo tipo de resíduos em bueiros, o que na prática significa descarte irregular de lixo, como copos plásticos, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de salgadinhos, entre outros. “Os mais variados tipos de objetos, e até mesmo um papel de bala que alguém joga ao chão, com o tempo vão se acumulando e evitando que ocorra o escoamento da água das chuvas”, lamenta Jackson da Silva, secretário de Serviços Públicos.
Importante lembrar que bueiros desempenham um papel fundamental no sistema de drenagem urbana, facilitando o escoamento da água da chuva e prevenindo alagamentos. No entanto, o entupimento dessas estruturas é um problema comum nas cidades, causando uma série de inconvenientes. A falta de conscientização sobre o descarte adequado de lixo contribui diretamente para o entupimento dos bueiros.
O processo de limpeza e manutenção é exigente em tempo e recursos, problema que poderia ser minimizado com mais atenção das pessoas em não descartar resíduos com potencial de entupir bueiros na ruas. “Trata-se um cuidado básico que, adotado como rotina, poderia contribuir para manter os bueiros limpos e cumprindo seu papel de drenagem”, afirma o secretário. O trabalho de limpeza segue na Vila Guadiana e em outros pontos da cidade.
Mandaguaçu