A reestruturação da Cooperativa de Recicladores de Mandaguaçu (Coreman), pauta importante da gestão do prefeito Beto Dentista, segue com incorporação de novos equipamentos, que serão entregues nesta quarta, 16, em solenidade agendada para às 10h30 com a presença de representante da Itaipu Binacional.
O investimento integra o projeto Expansão das Unidades de Valorização de Resíduos Sólidos (Coleta Mais), inserido no programa Itaipu Mais que Energia, que conta com parceria do Itaipu Parquetec e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), presidido pelo prefeito de Lobato, Fábio Chicaroli.
Além da capacitação, o projeto inclui apoio para a elaboração do plano operacional das cooperativas, monitoramento de indicadores e estruturação física das unidades, com investimentos em infraestrutura e equipamentos, como prensas, esteiras, balanças digitais e caminhões para coleta.
“O apoio da Itaipu na reorganização da cooperativa é fundamental para atualizar protocolos de funcionamento e evoluir não apenas nos processos de reciclagem, mas também nas condições de trabalho e remuneração dos cooperados. Essa é pauta muito importante em nosso governo”, destaca o prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista.
O secretário de Meio Ambiente, Preto Bezerra, acredita que os equipamentos viabilizados por Itaipu e o apoio técnico proporcionado pela empresa à cooperativa representa marco importante no avanço do sistema de coleta seletiva no município. “A reestruturação vai promover um ganha-ganha, ou seja, vantagem para cooperados e cidadãos”, afirma.
Mandaguaçu