A entrega de novos equipamentos à Cooperativa de Recicladores de Mandaguaçu (Coreman), destinados ao processamentos materiais oriundos da coleta seletiva, realizada em solenidade na manhã desta quarta, 16, reafirmou compromisso do prefeito Beto Dentista e do vice, João do Alto, com a sustentabilidade. O investimento integra o projeto Expansão das Unidades de Valorização de Resíduos Sólidos (Coleta Mais), inserido no programa Itaipu Mais que Energia.
O prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista, lembrou que as primeiras tratativas para a instalação da cooperativa foram feitas pelo ex-prefeito Rômulo Ceccon, no início dos anos 2000, e que nos anos seguintes o projeto avançou, inclusive com sua participação então como vereador. “O reforço da infraestrutura da cooperativa não apenas amplia sua capacidade de processamento de recicláveis, como também abre a perspectiva de aumentar a renda dos cooperados”, disse o prefeito.
O vice-prefeito, João do Alto, destacou a importância de associar sustentabilidade com desenvolvimento, e acrescentou que o modelo de reciclagem em sistema cooperativo tem muito espaço ainda para avançar no município. “Temos dado passos importantes e significativos nesse sentido”, acrescentou. O secretário municipal do Meio Ambiente, Preto Bezerra, não escondeu o entusiasmo com a entrega dos equipamentos e reforçou a fala do vice-prefeito, destacando os avanços.
“A parceria com a Itaipu e outros parceiros para viabilizar o projeto Coleta Mais no município representa a fase prática de um trabalho extenso e que ainda tem outras etapas a cumprir, como estrutura mais ampla para funcionamento da cooperativa. Já temos a área e os recursos necessários”, acrescentou Preto Bezerra. O investimento de R$ 1,7 milhão já está garantido e a nova estrutura avança para a fase de projetos para apressar o início das obras.
Newton Ricardo de Almeida, assessor especial do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, destacou o trabalho realizado por Preto Bezerra, e reafirmou a parceria com o município nas áreas de sustentabilidade, que podem obter recursos da empresa binacional. “Hoje é momento de celebrar avanço muito importante, que reforça o compromisso dessa gestão com a sustentabilidade e mais anda com a valorização de cooperados, considerando que mais produtos processados significam mais ganhos”, disse.
Também estiveram presentes no evento o prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto diretor-presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), Edson Simionato, o representante do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), Jefferson Lauer, o deputado estadual Arilson Chiorato, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mandaguaçu (Aciman), Luiz Gustavo de Araújo, os secretários municipais Gabriel Codale (Agricultura e Pecuária) e Ivan Sgobero (Industria, Comércio).
Equipamentos recebidos, totalizando cerca de R$ 1,6 milhão
* Empilhadeira
* Prensa vertical
* Prensa horizontal
* Balança
* Bags
* Uniformes
* 1 técnico por 3 anos acompanhando o município dentro da cooperativa
* Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Mandaguaçu